Portal Fronteira Livre

Terça, 25 de janeiro de 2022
MENU

Rolê na Fronteira

Governo de Salta na Argentina cria campanha “Es tu momento de Saltar, es tu momento de Salta", para promover o turismo local

O evento foi transmitido de forma simultânea de Foz do Iguaçu para Argentina e Bolívia

361
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com uma altitude média de 1200m, e também conhecida como “Salta, La Linda”, a província de Salta na Argentina se destaca com suas belezas naturais e atrativos turisticos que agradam todos os gostos.

Salta é a oitava maior cidade da argentina, com uma população de 464.768 habitantes. A população e a cultura local são uma mistura das tradições indígenas, espanholas e gaúchas, o que cria uma identidade diferente do resto da Argentina.

Salta está ao norte da Argentina, e é um dos poucos lugares na América Latina que foi habitada pelo Império Inca, preservada reúne cerros, montanhas e vales, expressando belas paisagens naturais, como em nenhum outro lugar no mundo.

Documentos coloniais falam deste lugar como um lugar consagrado ao sol 

Salta, cujo nome é o mesmo da província e da capital, é uma palavra de origem indígena, "Sagta", que significaria “muito bonita” na língua Aymará. Em tempos remotos e triste a cidade, já se chamou “Lerma”, por conta do General Hernando de Lerma, ditador espanhol que conquistou e colonizou a área durante o século XVI. A história de Salta também foi marcada pela tirania de Lerma, por esa razão a mudança de nome para Salta. 

Salta, La Linda, tem atração e diversão para todos os gostos:

Salta é caracterizada por sua bela arquitetura colonial, além de seus arredores cheios de lindas paisagens naturais, o que a faz uma das principais atrações da Argentina para estrangeiros e turistas nacionais.

Explorar a cidade por suas ruas e calçadas estreitas e de pedra é uma ótima maneira de aprender sobre a rica história local – desde as raízes indígenas, passando pela colonização espanhola que influenciou a arquitetura da região, cheia de tesouros escondidos.

O Turimo cultural e patrimonial em Salta, é traduzido na arquitetura das suas igrejas e casarões espalhados por todo o centro da cidade, e nos seus museus, ao visitar você encontra uma série de acessórios e artesanatos das civilizações nativas, coloniais e pós-coloniais. O Museu de Arqueologia de Alta Montanha exibe três fascinantes múmias incas congeladas, encontradas a 6700m de altitude, no vulcão Llullaillaco.

Além das múmias, o museu guarda, artesanatos e peças sacradas dos Incas

 

Outras atrações turísticas de Salta são o passeio de teleférico do Parque San Martin até o Cerro San Bernardo (de onde se tem vistas incríveis da cidade) e tour em trem, feito no Tren de las Nubes, que sai da cidade e faz uma viagem de quase 17h por paisagens naturais incríveis, atravessando, cerros, pontes na altura, túneis e vales montanhosos.

O Tren de las Nubes, que liga a Puna à cidade de Salta, atravessa 29 pontes e 21 túneis

A atmosfera é perfeita para um típico jantar salteño, com especialidades locais como locro e outras comidas típicas dos Andes, como tamales, cremosas humitas ou empanadas picantes acompanhadas por uma taça do vinho branco regional, o Torrontés. Essa, definitivamente, é uma experiência completa em Salta.

O clima em Salta:

Em Salata, o clima é tanto tropical quanto temperado, há quatro climas principais na região: o da área conhecida como El Impenetrable (onde fica o Bosque de Yungas), o dos vales (como o Calchaquies e o Lerma), o do Altiplano e o dos Picos de maiores altitudes.

Em El Impenetrável, no inverno de julho a agosto, o clima é seco e agradável. As temperaturas máximas variam entre 18ºC e 25ºC e as mínimas entre 7ºC e 14ºC, já no verão de novembro até abril, a umidade fica muito alta e o calor é extremo, além de haver muitas tempestades. Cerca de 80% da chuva que cai anualmente nessa região é durante a estação. A temperatura varia entre 37ºC e 23ºC em geral, mas em dias de ondas de calor pode chegar até 45ºC.

Nos Vales, o Inverno é relativamente agradável durante o dia com poucas chuvas e temperatura média de 19ºC, chegando eventualmente a 25ºC ou diminuindo a 5ºC. À noite, fica em torno de 3ºC e pode chegar a -5ºC, no verão período de estação geralmente chuvosa, o clima é moderado e a temperatura tem éédia máxima de 28ºC e mínima de 15ºC. O sol é forte e há tempestades são comuns nessa época.

No Altiplano, no inverno o clima é árido e frio, mas ensolarado, com temperaturas que variam entre 14ºC e -15ºC, o verão é quente, mas nublado, com muita chuva (400mm no total). Temperaturas variam entre 21ºC e 6ºC.

Os Picos de montanhas, de maiores altitudes estão sempre cobertos de neve e as temperaturas raramente passam do negativo. Há ventos constantes, muita aridez e forte radiação solar.

Arredores de Salta

Há muitos lugares para conhecer nos arredores de Salta. E a cidade é um ponto central perfeito para conhecer a região norte argentina, bem como áreas como a província vizinha de Juju, influenciada pela cultura andina, cheia de desertos e de cidades em grandes altitudes similares às de Salta.

Viajar ao norte de Salta pelas chamadas rutas 51 e 40 até a província de Jujuy, é uma ótima maneira de conhecer montanhas como o Cerro de los Siete Colores e a Quebrada de Humahuaca, com sua autêntica feira de artesanato e arquitetura pré-hispânica. Outras atrações nos arredores de Salta são o forte pré-Inca em Pucara de Tilcara, os desertos altos de Puna (que chegam a 3800m acima do nível do mar) e as incríveis Salinas Grandes, um deserto de sal impressionante.

Salinas Grandes saindo de Salta umdos principais pontos turísticos de Salta e Jujuy na norte da Argentina

 

De volta à província de Salta, as estradas nacionais números 33 e 40 conduzem até as densas florestas do Valle Lerma, às rochas esculpidas do Valle Calchaqui e ao pré-histórico Parque Nacional de Los Cardones, com suas impressionantes montanhas. Os lugares são belíssimos e há pequenas cidades antigas muito charmosas, como Cachi Cayafate, um paraíso para quem quer relaxar e provar in-loco o melhor vinho de Salta (e um dos melhores da Argentina), o Torrontés.

Cafayate e o Valle Calchaqui são famosos por terem as vinícolas mais altas do mundo, que ficam entre 2300m e 3100m acima do nível do mar. A grande altitude e o clima ensolarado e seco de Salta são as condições ideais para o crescimento de uvas Torrontés. Esse vinho argentino tão especial tem uma acidez refrescante, é aromático e tem sabores de frutas que não são encontrados em nenhum outro vinho do mundo.

Salta é surpreendente por suas paisagens tão diversas, seu vinho excelente e a seleção incrível de atividades turísticas disponíveis. Se você é um mochileiro procurando uma experiência autêntica ou um viajante independente que quer ter conforto, Salta é o destino ideal. Na cidade, você tem toda a infraestrutura necessária para férias seguras e confortáveis em meio à natureza dos arredores.

Para os mais aventureiros, que estão a procura de emoções fortes, há a possibilidade de saltar de paraquedas e de asa delta, escalar montanhas, fazer rafting, além de muitos outros tours de aventura – tudo isso rodeado por paisagens incríveis. Os mais transquilos podem desfrutar da calma de Salta, fazendo trekking, passeios a cavalo ou atividades de pesca. Esse cenário impressionante é realmente imperdível e explica por que todos se apaixonam por Salta, a linda.

Tudo isso e muito mais foi aprensentado no evento de Foz do Iguaçu, que haviam autoridades, representantes do trade turístico, agências, agentes de turismo e toda a imprensa local , em um dos momentos o evento fez conexão simultânea com a Bolívia e com a Argentina, que desde Salta teve a fala do ministro do Turismo e Esportes da província de Salta, Mario Peña, que disse que a campanha é uma campanha pública, do governo. que tem a intenção de recupeerar a economia local e os 500 mil turistas que costumam visitar Salta anualmente.

Mais informações, acesse: http://www.turismosalta.gov.ar/.

 

 

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!