Mafalda é a personagem de quadrinhos argentino mais querida do país. Essa garotinha inteligente e de humor peculiar, está sentada em banco de Buenos Aires esperando sua visita.
Joaquín Salvador Lavado, ou somente Quino, começou sua carreira muito cedo, e em 1964 o cartunista criou Mafalda, a garota argentina conhecida no mundo todo por suas questões sobre o mundo e considerada hoje patrimônio cultural da cidade de Buenos Aires. Através dela, Quino exprime suas ideias sobre sua época, fazendo alusões a realidade argentina e apesar de ter sido desenhada apenas até 1970, a grande parte de suas tirinhas foram traduzidas em mais de 30 idiomas e continuam atuais e completamente compreensíveis nos dias de hoje.

A admiração pela personagem é tão grande que uma estátua de 80cm instalada em agosto de 2009, próximo à casa onde o artista morou, faz pessoas do mundo inteiro se organizarem em fila para tirar uma foto ao lado da mocinha, que ano que vem comemora seus 50 anos. A obra de arte, criada por Pablo Irrgang, está localizada no coração de San Telmo, o bairro da boemia e da cena alternativa de Buenos Aires, berço do tango e consequentemente onde encontramos a lista de melhores casas de tango show da cidade como o El Querandí, La Ventana e El Viejo Almacen.
Era em San Telmo onde Quino morava na década de 60 e foi onde Mafalda nasceu. A estátua da Mafalda está na esquina das ruas Defensa e Chile, e a casa dela e do Quino é pertinho, na rua chile número 371.
Além da estátua, existem ainda dois murais com tirinhas da Mafalda na histórica Plaza de Mayo, mais especificamente dentro da estação Peru.
Mafalda é uma garota super moderna, facebook, pinterest e tem twitter oficial – acompanhe o hastag #FRASESMAFALDA
Visita imperdível em Buenos Aires!