Portal Fronteira Livre

Terça, 25 de janeiro de 2022
MENU

Variedades

Turma da Monica: Quem são as pessoas reais que insiraram os personagens de Mauricio de Souza?

Os personagens da Turma da Mônica são inspirados em pessoas reais da vida de Mauricio de Sousa, descubra quem são!

103
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As grandes aventuras da Turma da Mônica marcaram a infância de muitas pessoas em território nacional. Criada por Mauricio de Sousa, a primeira vez que personagens da turminha do Limoeiro apareceram nas páginas dos jornais foi em 1959, com uma tirinha protagonizada por Franjinha Bidu. Só que a Turma da Mônica como a conhecemos hoje apareceu apenas na década de 1960, com a criação da Mônica e do Cebolinha.

Desde então, diversos personagens ganharam vida nas páginas dos gibis da dona da rua, inclusive Magali Cascão, e muitos deles foram inspirados em pessoas reais. Nesta lista, você vai conhecer quais foram as influências de Mauricio de Sousa durante a criação da Turma da Mônica!,

Mônica

A dona da rua mais famosa do Brasil foi inspirada em uma pessoa muito especial da vida de Mauricio de Sousa: sua filha, Mônica Sousa. A personagem surgiu em 1963 e era coadjuvante nas tirinhas do Cebolinha até que ofuscou o protagonismo de seu rival, ganhando destaque entre o público. Logo, não demorou muito para que a Mônica se tornasse a personagem principal das histórias de Mauricio.Durante sua criação, o ilustrador se inspirou nas características da própria filha. Quando criança, Mônica Sousa não levava desaforo para casa e tinha uma personalidade forte, assim como a Mônica dos quadrinhos.

Cebolinha

Criado em 1960, a primeira aparição do Cebolinha foi nas tirinhas que Mauricio publicava em jornais, e ele foi inspirado em um amigo de infância do irmão do ilustrador, Márcio de Sousa. Assim como o personagem, o amigo também trocava o “R” pelo “L” e tinha um cabelo espetado, o que fez com que ganhasse o apelido de “Cebolinha”.O reinado do troca-letras como peça central das histórias de Mauricio de Sousa só durou três anos até o surgimento da Mônica. Durante o período, ele ainda ganhou outros coadjuvantes, como o cachorro Floquinho. Após a estreia da dona da rua, Cebolinha se popularizou como o principal rival da protagonista, sempre com um plano infalível na cabeça para roubar seu coelhinho azul.
 

Magali

Assim como a Mônica, a Magali também foi inspirada em uma das filhas de Mauricio: Magali Spada. O ilustrador se baseou nas características físicas e na personalidade da menina para criar a personagem, reconhecida por seu apetite voraz e amor por melancia.A primeira aparição da espirituosa Magali aconteceu em 1964, em uma tirinha de jornal, ao lado da Mônica. Apesar de ter surgido como uma personagem secundária, a garota dos vestidos amarelos tornou-se a melhor amiga da dona da rua e ganhou o coração dos leitores dos gibis.

Cascão

Para criar o personagem Cascão, companheiro de planos infalíveis do Cebolinha, Mauricio de Sousa se baseou na personalidade de um menino que o ilustrador conheceu em Mogi das Cruzes, São Paulo, e que era amigo de seu irmão. Assim como o personagem, o garoto não era muito higiênico e também não gostava de tomar banho.Cascão surgiu em 1961, e o público gostou tanto dele que o garoto acabou entrando para a turma de protagonistas das histórias de Mauricio.

Marina

A personagem Marina faz um paralelo com a realidade: tanto nos quadrinhos como na vida real, a garota é filha de Mauricio de Sousa. A primeira vez que ela apareceu nas histórias da turma do Limoeiro foi em 1995, demonstrando suas habilidades artísticas nas páginas dos quadrinhos. Marina ficou marcada por seu talento com a pintura e o desenho, assim como seus cabelos cacheados.

Do Contra

Uma das criações mais excêntricas de Mauricio de Sousa, o personagem Do Contra foi inspirado em Mauricio Takeda e Sousa, filho do ilustrador, e surgiu em 1994. A escolha do nome do garoto nos quadrinhos não foi à toa, já que na vida real, Mauricio também gostava de ser o “diferentão” em todas as ocasiões.Reconhecido por suas opiniões contrárias, Do Contra é o irmão do ilusionista Nimbus e, sempre que pode, demonstra sua individualidade por meio de ótimas tiradas.

Nimbus

Falando no ilusionista Nimbus, o personagem também foi baseado em um dos filhos do criador da Turma da Mônica, chamado Mauro de Sousa. Ainda na infância, Mauro demonstrava um grande interesse por temáticas relacionadas à meteorologia e adorava ver a previsão do tempo.Assim, em homenagem ao filho, Mauricio criou o Nimbus em 1994. Nos quadrinhos, além da curiosidade pelo clima, Nimbus tem habilidades com truques de mágica.

Bidu

O carismático cãozinho Bidu foi um dos personagens pioneiros criados por Mauricio de Sousa. Ao lado de Franjinha, o cachorro azul protagonizou a primeira tirinha da turma do Limoeiro, em 1959. Para criar Bidu, o ilustrador se baseou nas lembranças de Cuíca, seu cão de estimação durante a infância.Além de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, o cachorro Bidu é uma das criações mais icônicas de Mauricio de Sousa. Desde a década de 1960, o personagem é o mascote da Mauricio de Sousa Produções, e seu nome teve origem em uma gíria da época que indicava que alguém era esperto.

Chico Bento

Inspirado em um tio-avô de Mauricio, Chico Bento é um dos personagens mais queridos do universo da Turma da Mônica. O caipira foi criado em 1961 e é especialmente reconhecido por seu chapéu de palha e teimosia.No princípio, Chico Bento era coadjuvante nas tirinhas de Hiro e Zé da Roça, mas acabou ganhando popularidade e virou protagonista de sua própria revista, em 1982.

Maria Cebolinha

A encantadora Maria Cebolinha, também chamada de Mariazinha, é a irmã mais nova do Cebolinha, e também recebeu influência de uma pessoa real. Baseada em Mariângela, primogênita de Mauricio, a menina surgiu na década de 1960, em uma das tirinhas que eram publicadas nos jornais.Na época, a filha do ilustrador também era um bebê, assim como Maria Cebolinha. Apesar de ter uma aparência meiga e ingênua, a personagem apronta bastante e é muito enérgica.E aí, você sabia que esses personagens da Turma da Mônica são baseados em pessoas reais? Sabe de mais algum? Comente!
 

Fonte/Créditos: Jaqueline Sousa

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!