Portal Fronteira Livre

Domingo, 01 de agosto de 2021
MENU

Educação

O crescimento do ensino a distância e a sua relação com a competitividade do mercado de trabalho

Por trás do EaD existe todo um trabalho didático, uma concepção pedagógica, estrutura flexível, ferramentas e tecnologias elaboradas

131
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O crescimento na procura por cursos de Ensino a Distância vem influenciando o cenário educacional no Brasil. Busca por flexibilidade, preços acessíveis e cenário de instabilidades econômicas são alguns dos pontos que vem levando brasileiros a optarem por essa modalidade

Nos últimos anos, as instituições de ensino se viram diante de uma grande mudança no cenário educacional do país. A procura e ampliação da oferta de cursos na modalidade de ensino a distância (EaD) resultou em um trabalho de ampliação e adaptações para atender às necessidades desse mercado. 

As taxas de crescimento de matrículas dessa modalidade são contínuas. Segundo censo realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), divulgado no final de 2019, houve um aumento de 17% em números de alunos matriculados de 2017 para 2018.

Atualmente, cerca de 9 milhões de estudantes de cursos livres, Graduação e Pós-Graduação optam pela modalidade EaD no país.

Ainda, segundo uma outra pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), se o ritmo de crescimento continuar assim, a entidade prevê que a modalidade a distância supere o ensino presencial em 2023.

Motivos para atestar essa popularidade do EaD não faltam. O ensino a distância é mais acessível em vários pontos. Entenda algumas das principais vantagens apontadas por estudantes dessa modalidade:

– Flexibilidade de local e horário para estudo;

– Utilização de tecnologia no processo de aprendizagem;

– Mensalidades com valores acessíveis;

– Formação com foco no mercado de trabalho;

– Economia em gastos como transporte e alimentação.

Por trás do EaD existe todo um trabalho didático, uma concepção pedagógica, estrutura flexível, ferramentas e tecnologias elaboradas para atender às necessidades de aprendizagem do aluno. É uma metodologia que se aplicada por uma instituição confiável e credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), se mostra comprovadamente eficaz na formação e inserção de profissionais no mercado.

Com o crescimento da oferta de ensino no país, o mercado procura cada vez mais por profissionais qualificados e preparados para encarar novos desafios. Diferenciais no currículo se tornaram uma necessidade em meio à concorrência. E onde você se encontra no meio de tudo isso?

Ingressar em um curso de Pós-Graduação pode ser a possibilidade de ressignificar e redirecionar a carreira, sem precisar passar novamente por toda a formação demorada e generalista que a Graduação proporciona. 

Fonte/Créditos: Faculdade 100% Online

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!