Portal Fronteira Livre

Sábado, 18 de setembro de 2021
MENU

Política

Leia a íntegra do pronunciamento de Fux sobre as manifestações antidemocráticas

Após ameaças golpistas de Bolsonaro, presidente do STF disse que 'ninguém fechará' a Corte

162
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Presidente do STF disse que 'ninguém fechará' a Corte e que desprezar decisões judiciais é crime de responsabilidade. Durante manifestações nesta terça, Bolsonaro fez ameaças golpistas.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)Luiz Fux, utilizou o início da sessão desta quarta-feira (8) para ler um documento rechaçando as declarações de Jair Bolsonaro nas manifestações de 7 de Setembro.

Fux afirmou então, que a "democracia não vive sem debate". "Sabemos que nenhuma nação constrói sua identidade sem dissenso. Em toda sua trajetória, o STF jamais se negou e jamais se negará o aprimoramento institucional. No entanto, crítica institucional não se confunde com narrativas de descredibilização", defendeu.

"Ofender a honra dos ministros, propagar discurso de ódio, incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis. Infelizmente é cada vez mais comum que movimentos invoquem a democracia para propagar ideais antidemocráticos", apontou então.

O ministro fez referências diretas a Bolsonaro, afirmando que o STF "jamais aceitará ameaças a sua independência". Fux foi enfático ao afirmar que, caso o presidente ponha em prática a ideia de não respeitar decisões do Judiciário, não há outro caminho que não sua deposição: "O desprezo pelas decisões judiciais por chefe de qualquer dos Poderes significa não só ataque à democracia, mas também crime de responsabilidade".

"Ninguém fechará esta Corte. Nós a manteremos de pé. O STF não se cansará de pregar fidelidade à Constituição", finalizou ele.

Leia a  íntegra do pronunciamento do ministro Luiz Fux.

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!