Portal Fronteira Livre

Terça, 17 de maio de 2022
MENU

Variedades

Como tirar o novo RG digital com QR Code | RG Único

Focado em unificar informações, saiba como solicitar o novo RG digital que foi anunciado em fevereiro deste ano e detalhes sobre o atual documento

182
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

novo RG digital foi anunciado em fevereiro deste ano como uma forma de evitar fraudes e aumentar a segurança, uma vez que o sistema existente é estadual, permitindo que uma mesma pessoa possa ter um RG para cada estado do Brasil. Com o novo documento, o CPF será a o número relacionado ao RG único.

Confira todas as informações sobre o novo documento e como você pode solicitar a emissão de forma gratuita, assim como dados sobre o atual documento e quem deve ter a carteira de identidade digital.

O que muda no novo RG digital?

O novo RG digital, que também terá uma versão física, contará com um QR Code, também chamado de código MZR. A identificação é a mesma dos passaportes, e o novo RG único pode ser utilizado como um substituto do passaporte em viagens para países do Mercosul (ArgentinaParaguaiUruguai Venezuela). Mas ao viajar para outros países e regiões do mundo, você ainda precisará do visto e passaporte aprovado pelos órgãos emissores.

Novo documento será emitido gratuitamente por órgãos brasileiros - Foto: Reprodução/Internet

 

Além do CPF, que passará a ser o único número de identificação do novo RG único, estas informações estarão presentes no documento:

  • Armas da República Federativa do Brasil, a inscrição “República Federativa do Brasil” e a inscrição “Governo Federal”;
  • Identificação do ente federativo que a expediu;
  • Identificação do órgão expedidor;
  • Número do registro geral nacional;
  • Nome, a filiação, o sexo, a nacionalidade, o local e a data de nascimento do titular;
  • Número único da matrícula de nascimento ou de casamento do titular ou, se não houver, de forma resumida, a comarca, o cartório, o livro, a folha e o número do registro de nascimento ou casamento;
  • Fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, de acordo com o padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), a assinatura e a impressão digital do polegar direito do titular;
  • Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
  • Expressão “Válida em todo o território nacional”;
  • Data de validade, o local e a data de expedição do documento;
  • Código de barras bidimensional no padrão QR Code;
  • Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão estabelecido pela OACI;
  • Possível identificação de pessoa não-binária;
  • Dados sobre tipo sanguíneo e possíveis alergias que podem ser úteis em uma urgência médica.

Todas as pessoas já podem solicitar o novo RG com QR code, mas é importante se informar se o órgão emissor do documento de sua cidade ou estado já está com as tecnologias adaptadas. Quando anunciou a implementação, o Ministério da Defesa definiu que os documentos devem começar a ser emitidos em todo o território nacional até 06 março de 2023.

Validade do documento atual

A carteira de identidade atual continuará sendo válida pelo período de 10 anos após sua emissão, para pessoas com até 60 anos de idade. A partir dos 60 anos, não será necessário solicitar o novo RG digital, pois o atual RG possui validade indeterminada. Para crianças com idade entre 0 e 12 anos de idade, o RG atual tem validade de 5 anos.

Atual documento será válido por até 10 anos - Foto: Reprodução/Internet

 

Recomendamos que por mais que você tenha cerca de 10 anos para solicitar a nova carteira de identidade digital, faça o processo o quanto antes. Até porque, a segurança será mantida em dia e você não precisará andar com mais de um documento na carteira.

Assim que o novo RG único for emitido, é possível acessar o documento por meio do aplicativo Gov.br ao fazer login em seu smartphone. Uma cópia digital ficará disponível na seção Carteira de Documentos do app e você pode usar este documento como substituto da versão física.

RG digital é emitido pela Secretaria de Segurança Pública

Todas as pessoas que já desejarem solicitar o novo documento devem necessariamente comparecer à Secretaria de Segurança Pública da cidade ou estado de onde moram — moradores do estado de São Paulo podem procurar um Poupatempo. Como a emissão do RG único pode ser implementada até o dia 6 de março de 2023, informe-se com a Secretaria de Segurança do seu estado se o RG digital está disponível antes de sair de casa

Novo RG digital também estará disponível no app Gov,br - Foto: Reprodução/Internet

 

Além de fazer uma visita presencial, você precisa levar a certidão de nascimento ou casamento e o “antigo RG”. Como a implementação está acontecendo aos poucos, vale a pena se informar localmente para saber a unidade localizada onde você mora já está emitindo o RG digital.

Após todo o processo de cadastro na base de dados do governo ser realizado, você receberá uma data de retorno ao local para que possa pegar o novo documento, que é emitido em um papel especial.

Quem precisa tirar o novo RG único?

Ainda não há uma regra que exige que todos os cidadãos brasileiros tenham o novo documento de identidade, mas é importante se atentar à data de validade de seu RG atual para não ter problemas.

Pessoas com mais de 60 anos não precisam realizar processo de emissão de novo RG - Foto: Reprodução/Internet

 

Pais e parentes de crianças com até doze anos de idade já podem aproveitar o processo de emissão que está acontecendo para que seus pequenos tenham o novo documento, que será válido por 10 anos. De todas as formas, assim que seu estado ou cidade estiver emitindo o novo RG único, não perca tempo para resolver esta pendência e ter os dados unificados em um só documento.

O lugar onde você mora já está emitindo o novo documento de identidade digital? Diga pra gente nos comentários!

Fonte/Créditos: Victor Pacheco / Showmetech

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!