Portal Fronteira Livre

Domingo, 01 de agosto de 2021
MENU

Rolê na Fronteira

América Latina: Onde conciliar trabalho e lazer

Bleisure: Um conceito que combina viagens de negócios com um toque de lazer.

103
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No mundo globalizado de hoje, cada vez mais pessoas viajam a negócios e aproveitam a oportunidade para conhecer o destino mais a fundo, seja prolongando a viagem por mais alguns dias ou usando o tempo entre reuniões para sair e explorar a cidade.

Há uma nova tendência de viagens entre a geração mais nova (conhecida como os Milénios) e chama-se bleisure. Um conceito que combina viagens de negócios com um toque de lazer.

Entre os diversos destinos da América Latina, há 4 cidades ideais para aproveitar o melhor do bleisure.

Rosário, Argentina

Província de Rosário - Argentina

 

Rosário pode parecer a irmã mais nova de Buenos Aires, mas ela é muito mais do que isso: esta cidade histórica, também conhecida como o berço da bandeira argentina, é um importante centro cultural, económico, educativo e com muito entretenimento (além de ser a terra natal de Lionel Messi).

Localizada às margens do Rio Paraná, que oferece belas vistas e passeios de barco, Rosário tem um porto internacional ativo. Como se não bastasse, a cidade também concentra grande atividade industrial e é lar de diversas empresas multinacionais. Entretanto, Rosário não é apenas sinónimo de indústrias, mas também de inovação: a cidade tem o seu próprio pólo tecnológico, um dos mais importantes da Argentina.

Entre um dia de trabalho e outro, os viajantes podem aproveitar para conhecer o centro histórico de estilo colonial e visitar o imponente Monumento à Bandeira. Além disso, não deixe de aproveitar uma tarde para apanhar um pouco de sol e desfrutar do verde do belíssimo Parque da Independência.

 

Foz do Iguaçu, Brasil

Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil

 

Tem lugares no mundo que podemos ir várias vezes, né? Esses lugares que a gente não enjoa, desses que sempre que vamos vemos algo

“Agora entendo porque é uma das Maravilhas do mundo”, disse isso impressionada perante a Garganta do Diabo.

O som da água vai te guiando através da vegetação exuberante até a atração principal do Parque Nacional: A Garganta do Diabo, um conjunto impressionante de cascatas que estão no Salto de la Unión e são um dos maiores espetáculos da natureza. A lente da sua câmera vai ficar toda cheia de gotinhas, as fotos podem sair meio borradas...mas a lembrança, eu garanto, será inesquecível.

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas dentro do Parque Nacional Iguaçu, uma área de preservação da natureza que possui 67.720 hectares no extremo norte da província de Misiones, na Argentina, e no estado do Paraná, no sul do Brasil. É um sistema de 275 quedas d'água no meio da floresta paranaense, localizados a 17 quilômetros da boca do Rio Iguaçu, nas águas do Rio Paraná, ponto onde se encontram as três fronteiras: Argentina, Brasil e Paraguai.

Em 2011 as Cataratas foram selecionadas como “Nova Maravilha Natural do Mundo”, numa votação mundial. Em 2013 a UNESCO as premiou com o reconhecimento de “Valor Universal Excepcional” por ser um território de importância cultural e natural extraordinário, que ultrapassa as fronteiras nacionais e possui importância para as gerações atuais e futuras de toda a humanidade.

Tem passeios para os mais aventureiros, mas também tem opções para os turistas que querem simplesmente contemplá-las tranquilamente. A quantidade de atividades para todos gostos faz com que seja uma ótima opção para toda a família e pros amantes da natureza.

Trem da Floresta é uma das atrações mais pedidas que o Parque Nacional Argentino possui. Este meio de transporte pitoresco transporta em seus pequenos vagões abertos gente de todas as idades que estão dispostos a aventurar-se. Oferece uma viagem através do parque e ao longo do Rio Iguaçu superior até o começo dos Circuitos Superior, Inferior e da Garganta do Diabo.

Lado Brasileiro x Lado Argentino, qual escolher?

Iguaçu quer dizer “Água Grande” em guarani e mais que grande, enorme é a admiração que as cataratas provocam em seus visitantes.

Cada lado tem a sua vantagem, imagine que você está num jogo de futebol do seu time preferido. Do lado brasileiro está o melhor lugar na arquibancada, com uma perspectiva total do jogo, tendo um panorama perfeito da imensidão das quedas d'água, fazendo você ficar maravilhado com tanta beleza.

Agora imagine que está dentro do campo, jogando. Assim é o lado argentino. Aqui você está em contato direto com a água. As passarelas vão por baixo e por cima e brindam uma conexão diferente. Estar na frente da Garganta do Diabo, na altura que começa a queda e sentir o abismo é algo indescritível, talvez, seja o melhor momento do passeio no Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu.

Porque você vai conhecer praticamente 3 países ao mesmo tempo

Brasil, Argentina e Paraguai. Foz do Iguaçu está bem na fronteira destes três países. A confluência das águas dos rios Iguaçu e Paraná tem seu melhor cenário paisagístico no Marco das Três Fronteiras. Os dois rios marcam os limites entre a Argentina, o Brasil e o Paraguai.

 

Barranquilla, Colômbia

Barranquilla, no Caribe colombiano, é um lugar em que a modernidade se funde com a tradição.

 

Barranquilla, conhecida como a Porta de Ouro da Colômbia, é o principal centro económico da região das Caraíbas, tanto que insere-se na categoria de Distrito Especial, Industrial e Portuário. Barranquilla está especialmente preparada para o bleisure, e a parte norte da cidade concentra hotéis que têm as infraestruturas ideais para viagens de negócios.

Barranquilla é claramente o lugar ideal para fazer negócios, mas por que não aproveitar também o seu charme? Quem visita Barranquilla a negócios deve reservar umas horas para passear pelo bairro tradicional de El Prado ou por Bocas de Ceniza, ponto onde o rio Magdalena se encontra com o Mar das Caraíbas. Além disso, Barranquilla tem uma vida cultural única e é Património Oral e Imaterial da Humanidade da UNESCO. Se a sua viagem a negócios coincidir com o carnaval, aproveite para usufruir da cultura colombiana ao máximo, participando do Carnaval de Barranquilla, o mais famoso da Colômbia.

Santiago, Chile

Cenário de eventos que ressaltam a cultura chilena e grandes festivais internacionais

 

A cidade de Santiago localiza-se numa planície cercada por montanhas. Além de ser a capital do Chile, é um dos principais pólos de desenvolvimento económico da América Latina, o que a torna um dos principais destinos bleisure.

A cidade tem um centro financeiro imponente, com um nome igualmente impressionante: Sanhattan. Este distrito é composto por 50 torres de escritórios onde estão as empresas multinacionais. Quem tem a oportunidade de viajar até Santiago a negócios vai encontrar muita coisa para fazer durante o tempo livre, que vai desde passear pelo centro histórico e desfrutar da sua arquitetura colonial, até fazer um passeio de teleférico até o Cerro San Cristóbal para apreciar a vista e admirar a imagem da Virgem que fica no topo.

Santiago é uma cidade de contrastes e sob a sombra das suas torres modernas, vai encontrar grandes áreas verdes como o Parque Florestal, o Parque O'Higgins (casa do Lollapalooza) e o Parque Quinta Normal, que oferecem atividades culturais e recreativas, além de lagoas para passear de barco. Aproveite o ar fresco e o sol a apenas um passo do escritório.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!