Portal Fronteira Livre

Terça, 17 de maio de 2022
MENU

Variedades

Cadernos de Charles Darwin desaparecidos por 21 anos são devolvidos a universidade britânica

As folhas dos cadernos foram preenchidas em 1837

138
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Dois cadernos do naturalista Charles Darwin foram devolvidos anonimamente à biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, após passarem 21 anos desaparecidos.

A instituição informou na terça-feira (05) que eles foram deixados no chão em uma área pública do prédio. Estavam dentro de uma sacola rosa sem qualquer sinal de dano, acompanhados de um bilhete datilografado desejando uma “Feliz Páscoa” ao bibliotecário.

As folhas dos cadernos com capa de couro foram preenchidas em 1837, após Darwin retornar de uma viagem no navio HMS Beagle. Os volumes contém ideias pioneiras sobre evolução humana e o famoso esboço da “Árvore da Vida” do biólogo britânico. Ambos foram avaliados em milhões de libras.

A Universidade de Cambridge listou pela primeira vez os cadernos como desaparecidos em 2001, depois que eles foram retirados de uma sala que abriga coleções especiais para serem fotografados. A princípio, funcionários imaginaram que os itens teriam sido incorretamente arquivados em outra seção da biblioteca, que contém cerca de 10 milhões de livros, mapas e manuscritos.

Em 2020, uma verdadeira força-tarefa foi montada para buscar pelos cadernos no local, sem sucesso. Depois disso, o caso foi registrado como um possível furto na polícia e os itens foram listados no banco de dados de obras de arte roubadas ou furtadas da Interpol.

Para celebrar o final feliz da história, a universidade decidiu que os cadernos serão expostos ao público durante o próximo verão, que começa no meio do ano no Hemisfério Norte.

 

Créditos (Imagem de capa): Universidade de Cambridge/Divulgação

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!