Portal Fronteira Livre

Sexta, 01 de julho de 2022
MENU

Educação

836 mil crianças no Brasil estudam em escolas sem banheiros

De acordo com o estudo 1,7 milhão de crianças e adolescentes estudam em escolas sem água potável e 836,9 mil em escolas sem banheiros

145
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

De acordo com um estudo que avaliou a infraestrutura das escolas públicas brasileiras, 1,7 milhão de crianças e adolescentes estudam em escolas sem água potável e 836,9 mil em escolas sem banheiros

A discussão sobre a volta às aulas presenciais já dura algum tempo no Brasil, e envolve diversas questões.

Muitas crianças têm a escola como única fonte de alimentação e estão passando fome com a paralisação das aulas presenciais. Os estudos também estão sendo comprometidos, por problemas como a falta de acesso de parte dos alunos a equipamentos com internet.

Por outro lado, as escolas não parecem seguras o suficiente para os estudantes, ainda mais durante a pandemia de uma doença tão contagiosa quanto a Covid-19.

Um levantamento do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, entidade que congrega os Tribunais de Contas Brasileiros, mostra que 836,9 mil crianças no Brasil estudam em escolas que não têm nem mesmo banheiros. O estudo tem como base dados do último Censo Escolar.

Outro número assustador é o de crianças que estudam em escolas que não têm água potável: 1,7 milhão.

Parece inacreditável, mas existem 124,5 mil crianças no Brasil que estudam em escolas sem energia elétrica. E 554,8 mil crianças estudam em escolas sem acesso à rede de esgoto.

Com tantos problemas, é de se esperar que a maioria das crianças não tenha acesso a banda larga de internet, o que seria fundamental nessa época de pandemia. São 8 milhões de crianças sem acesso.

Cezar Miola, presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, explica que o objetivo agora é insistir na fiscalização e cobrar medidas efetivas para oferecer tranquilidade aos alunos e professores.

Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação/UFGD

Comentários:

Publicidade
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!