Terça, 23 de Julho de 2024
(45) 99849-1698
Sociedade PONTE DA INTEGRAÇÂO

Codetri expõe ao Governo do Paraná necessidade de abertura da Ponte da Integração

O governador em exercício, Darci Piana, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, visitaram a obra, que está 100% concluída.

06/07/2024 11h37
Por: Redação
Dirigentes dos conselhos de desenvolvimento da região trinacional expõem a importância da abertura da Ponte da Integração em 2024 – foto Divulgação
Dirigentes dos conselhos de desenvolvimento da região trinacional expõem a importância da abertura da Ponte da Integração em 2024 – foto Divulgação

O Codetri (Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu) apresentou ao governador em exercício do Paraná, Darci Piana, a necessidade de abertura da Ponte Internacional da Integração, que está 100% concluída. O pleito foi exposto durante agenda em Presidente Franco nessa terça-feira, 3. 

Piana acompanhou o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em visita à Ponte da Integração e a suas obras complementares. As autoridades obtiveram, de técnicos, a apresentação dos trabalhos que estão em desenvolvimento e prazos, e percorreram as edificações com agentes públicos e lideranças.  

Formado pelos conselhos de desenvolvimento da região trinacional, o Codetri encabeça o movimento que pede o uso da Ponte da Integração ainda em 2024. Isso porque ficarão prontas, neste segundo semestre, as estruturas do lado paraguaio que permitirão o controle fronteiriço; no lado brasileiro, a proposta é que seja utilizada a aduana com a Argentina. 

Conselheiros de desenvolvimento expuseram a Darci Piana os prejuízos que a região acumula com a demora na habilitação da via binacional, para o turismo, comércio, logística e atração de novos investimentos nas duas margens do Rio Paraná. E relataram a pressão no trânsito na Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. 

“Precisamos da ponte aberta para termos, efetivamente, quatro cidades integradas, gerando desenvolvimento econômico e social juntas”, enfatizou o presidente do Codetri, Roni Temp. “Pedimos que os governos do Brasil e do Paraguai viabilizem o funcionamento da Ponte da Integração, a partir das propostas que incluem a passagem de veículos”, realçou. 

Leia mais: Calça Jeans Dom Farias: A Peça Perfeita para o Pai que Busca Conforto e Estilo

O diálogo do Codetri com autoridades brasileiras para abrir a ponte é feito em conjunto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz). Os entendimentos com os agentes públicos do Paraguai incluem o Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco (Codefran) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Ciudad del Este (Codeleste).

Visita à Ponte da Integração

Durante a vistoria à área fronteiriça, o presidente Santiago Peña destacou a importância desse conjunto de serviços. “Estamos vendo como é possível acelerar essas obras importantes, que incluem acessos à cidade de Presidente Franco, o que significará um impulso muito importante para a região”, expôs Peña. 

Já o governador em exercício afirmou que a nova estrutura irá estreitar ainda mais os vínculos do Paraná com o país vizinho. “São obras importantes que estão em andamento nas cabeceiras da ponte nos dois lados. Essa ligação vai melhorar o transporte da produção dos dois países, fortalecendo a economia de todo o Paraná, especialmente da Região Oeste”, salientou Darci Piana.

(AI Codetri)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias