Terça, 23 de Julho de 2024
(45) 99849-1698
Sociedade CULTURA NACIONAL

Quadrilhas juninas é oficialmente um patrimônio cultural brasileiro

Lei sancionada pelo presidente Lula foi publicada nesta segunda-feira (24/6) no Diário Oficial da União

30/06/2024 18h34 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Quadrilha junina em Campina Grande. Cidade paraibana ostenta o recorde de maior número de pares dançando ao mesmo tempo: 1.280. Foto: Gustavo Messina/MTur
Quadrilha junina em Campina Grande. Cidade paraibana ostenta o recorde de maior número de pares dançando ao mesmo tempo: 1.280. Foto: Gustavo Messina/MTur

Em um dia histórico para a cultura popular brasileira, a quadrilha junina foi oficialmente reconhecida como manifestação cultural nacional. A Lei Nº 14.900, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União em 24 de junho de 2024, consagra essa tradição como parte fundamental do patrimônio cultural do país.

As raízes da quadrilha junina remontam às danças de salão europeias, que chegaram ao Brasil com a corte portuguesa no início do século XIX. A "quadrille", dança de salão francesa para quatro casais, era a coqueluche da elite europeia e desembarcou em terras brasileiras durante o período da Regência, por volta de 1830.

Ao longo do tempo, a quadrilha transcendeu os muros da corte e se popularizou entre o povo brasileiro. Nesse processo de adaptação, ela incorporou elementos da cultura nacional, como a música brasileira, o casamento caipira e o folclore regional. Assim, a dança francesa se transformou em um símbolo da cultura popular brasileira, com forte presença, especialmente no Nordeste do país.

Leia mais: Calça Jeans Dom Farias: A Peça Perfeita para o Pai que Busca Conforto e Estilo

As quadrilhas juninas representam muito mais do que simples passos de dança. Elas são um celeiro de tradições, transmitindo valores, crenças e costumes de geração em geração. A indumentária colorida, a música animada e a alegria contagiante das quadrilhas fazem delas um dos momentos mais esperados das festas juninas, promovendo a coesão social e a identidade cultural.

O reconhecimento oficial da quadrilha junina como patrimônio cultural brasileiro é um passo importante para a preservação e valorização dessa tradição. Essa conquista garante a ela maior visibilidade e proteção, além de incentivar o investimento em pesquisas, eventos e ações de difusão da cultura junina.

Para saber mais:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias