Terça, 23 de Julho de 2024
(45) 99849-1698
Em um dia como hoje EM UM DIA COMO HOJE

Em um dia como hoje, o Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo

Há 66 anos, no estádio Råsunda, em Estocolmo, o Brasil se juntava à lista de campeões mundiais

29/06/2024 19h47 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Brasil ganhou seu primeiro título em Copa do Mundo em 1958 - Crédito: Divulgação/CBF
Brasil ganhou seu primeiro título em Copa do Mundo em 1958 - Crédito: Divulgação/CBF

Em 29 de junho de 1958, o Brasil entrou para a história ao conquistar sua primeira Copa do Mundo, erguendo a taça em solo sueco. Naquela final épica, a seleção canarinho derrotou a Suécia por 5 a 2, em um jogo que marcou o nascimento de uma lenda: Pelé.

Com apenas 17 anos, o jovem Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol, encantou o mundo com seu talento e habilidade com a bola. Naquele dia, Pelé marcou dois gols, assim como Vavá, e Zagallo completou o placar da vitória brasileira.

A conquista da Copa de 1958 foi a culminação de uma campanha brilhante da seleção brasileira. Na primeira fase, o Brasil venceu a Áustria por 3 a 0, empatou com a Inglaterra sem gols e superou a União Soviética por 2 a 0. Nas quartas de final, derrotou o País de Gales por 1 a 0, e nas semifinais, goleou a França por 5 a 2, garantindo vaga na final contra os donos da casa.

Pelé, com seus seis gols marcados, terminou como vice-artilheiro do torneio, atrás apenas do francês Just Fontaine, que anotou 13 gols. Mas, sem dúvidas, o grande destaque daquela Copa foi o Rei do Futebol, que encantou o mundo com seu futebol mágico e deu início à era de ouro do futebol brasileiro.

Leia mais: Calça Jeans Dom Farias: A Peça Perfeita para o Pai que Busca Conforto e Estilo

A conquista da Copa de 1958 marcou um momento histórico para o Brasil, consolidando o país como uma das maiores potências do futebol mundial. A taça erguida naquele dia na Suécia é um símbolo eterno da paixão do brasileiro pelo futebol e do talento inigualável dos jogadores que vestiram a camisa verde-amarela.

Momentos Marcantes da Campanha

O Golaço de Pelé Contra a Suécia: Na final contra os donos da casa, Pelé marcou um golaço ao driblar seis jogadores suecos antes de chutar para o gol. Esse gol é considerado um dos mais belos da história das Copas do Mundo.

A Jogada Individual de Garrincha Contra a União Soviética: Nas quartas de final, Garrincha driblou diversos jogadores soviéticos e cruzou a bola para Vavá marcar o gol da vitória. Essa jogada é considerada uma das mais habilidosas da história da seleção brasileira.

A Comemoração do Título: Após a vitória na final, os jogadores brasileiros celebraram com muita emoção a conquista da primeira Copa do Mundo. A cena da taça sendo erguida por Bellini se tornou uma das imagens mais icônicas do futebol mundial.

A Copa de 1958 foi um marco histórico para o Brasil e para o futebol mundial. Essa conquista inspirou gerações de jogadores e torcedores e consolidou o Brasil como uma das maiores potências do esporte mais popular do planeta. A vitória na Suécia foi o início de uma era de ouro para o futebol brasileiro, com Pelé à frente de uma geração de jogadores que se tornariam lendas do esporte.

Lista dos 22 atletas:

Goleiros

Gilmar - Corinthians

Castilho - Fluminense

Defensores

Bellini - Vasco

Djalma Santos - Portuguesa

Nilton Santos - Botafogo

Orlando - Vasco

Mauro - São Paulo

Oreco - Corinthians

Zózimo - Bangu

De Sordi - São Paulo

Meio-campistas

Didi - Botafogo

Zito - Santos

Moacir - Flamengo

Dino Sani - São Paulo

Atacantes 

Pelé - Santos

Garrincha - Botafogo

Zagallo - Flamengo

Vavá - Vasco

Pepe - Santos

Dida - Flamengo

Mazzola - Palmeiras

Joel - Flamengo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias