Sábado, 13 de Julho de 2024
(45) 99849-1698
Geral Geral

Programação da Semana da Consciência Negra tem início na segunda-feira (20)

Programação da Semana da Consciência Negra tem início na segunda-feira (20)

18/11/2023 07h38 Atualizada há 8 meses
Por: Assessoria
Imagem de Freepik
Imagem de Freepik
Debates, apresentações culturais, lançamento de livros, apresentação de trabalhos e rodas de conversa são algumas das atividades que integram a 13ª Semana da Consciência Negra da UNILA, que se inicia nesta segunda-feira (20). O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA/CNPq), em parceria com o Centro da Juventude (CEJU), segue até o dia 30 de novembro na UNILA e em vários locais de Foz do Iguaçu. As atividades são abertas a toda a comunidade, e quem quiser receber certificado de participação deve fazer inscrição prévia em https://tinyurl.com/SemanaConscienciaUNILA.
Na segunda-feira (20), os participantes do evento realizam uma visita ao Quilombo Apepú, em São Miguel do Iguaçu, onde irão integrar as comemorações do Dia da Consciência Negra da comunidade. Para participar, é necessário fazer uma inscrição à parte. Também na segunda, está previsto o lançamento da exposição fotográfica virtual "Nada sobre nós, sem noiz", composta por imagens da comunidade negra da UNILA.
No dia 28, a Universidade irá receber a professora e ativista social Jeruse Romão, a partir das 19h, na sala C-203 do Jardim Universitário (JU). Ela irá participar da mesa sobre os 20 anos da Lei 10.693/03, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e privados. Além disso, Jeruse Romão também irá lançar o livro "Antonieta de Barros: discursos, entrevistas e outros textos". A obra é uma biografia da catarinense Antonieta de Barros, que foi a primeira deputada estadual mulher e negra do Brasil (eleita em 1935) e uma pioneira no combate à discriminação dos negros e das mulheres. Além de seu papel de vanguarda, Antonieta é considerada inspiração para o movimento negro, apesar do apagamento que sofre na história oficial. A programação continua no dia 29, às 14h, no JU, com o encontro de GTs que vão abordar temáticas como Educação para as Relações Étnico-Raciais; Ações Afirmativas e Políticas Públicas; e Interseccionalidade, Diáspora, Gênero e Fronteiras. De noite, a partir das 19h, o Zeppelin Old Bar (Rua Major Raul de Matos, 222) recebe o evento "Xirê à Zumbi". Realizado em parceria com o Centro da Juventude (CEJU), o espaço contará com exposições, roda de conversa, apresentações musicais e roda de dança e passinho.

Leia mais Como acabar com o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes?

Programação 13ª Semana da Consciencia Negra UNILAOs GTs de movimentos artístico-culturais e culturas indígenas, africanas e suas perspectivas epistemológicas serão realizados no dia 30, às 14h, no JU. Na mesma data, o encerramento da Semana da Consciência Negra será com um encontro com a professora Clemilda Santiago Neto, diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná. A conversa será na Horta da Dona Laíde (Rua H, 100, Vila C), às 16h. Nesta edição, a Semana da Consciência Negra celebra duas décadas da Lei 10.639/03, que estabelece no calendário escolar a inclusão da data 20 de novembro para comemoração do "Dia Nacional da Consciência Negra" e a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei 11.645/08) no currículo oficial brasileiro. Além disso, o evento é uma celebração aos 10 anos do NEALA e seu percurso de luta, mobilização e pesquisa das questões étnico-raciais, de gênero e sexualidades, além da participação do Núcleo na implementação, gestão e fiscalização de políticas públicas voltadas para as ações afirmativas.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias