Terça, 23 de Julho de 2024
(45) 99849-1698
Geral Geral

Foz do Iguaçu sedia versão inédita do maior evento do setor náutico brasileiro

Foz do Iguaçu sedia versão inédita do maior evento do setor náutico brasileiro

17/11/2023 21h32 Atualizada há 8 meses
Por: Assessoria
Reservatório de Itaipu. Foto: Edino Krug/Itaipu Binacional
Reservatório de Itaipu. Foto: Edino Krug/Itaipu Binacional

Foz do Iguaçu recebe pela primeira vez, entre 23 e 26 de novembro, o evento Foz Internacional Boat Show 2023, que acontecerá no Lago de Itaipu. Essa edição, além de ser a pioneira na região, também entrará na história por ser a primeira realizada em água doce. O evento tradicional do setor náutico brasileiro foi capitaneado pela área de Turismo de Itaipu, pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e parceiros.

Ele acontecerá no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) e deve receber cerca de 30 marcas do mercado náutico nacional e internacional, com barcos de até 58 pés disponíveis para test drive, várias outras embarcações, esportes aquáticos e entretenimento, além de uma ampla diversidade de produtos e serviços ligados ao setor.

Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a Binacional reconhece no lago um vasto potencial para impulsionar o setor do turismo. “Já desempenhamos um papel crucial no fortalecimento da pesca esportiva, gerando um ecossistema econômico dinâmico, abrangendo diversas profissões. Agora, nossa meta é maximizar a utilização do lago para atividades de lazer, entretenimento, esportes náuticos e turismo. Isso não apenas resultará na criação de empregos, mas também estimulará a economia, reforçará a segurança do lago e proporcionará uma ocupação positiva por meio do turismo”, afirma.

Santa Terezinha de Itaipu compreendeu essa visão e incentivou a instalação de estaleiros. Um deles é um estaleiro do Rio de Janeiro que atualmente gera 42 empregos diretos. “Em Foz do Iguaçu, o ICLI tem uma lista de espera com 30 barcos em busca de espaço para ancoragem. O setor náutico oferece empregos de qualidade, exercendo considerável impacto na economia, e apresenta um notável potencial de crescimento”, finaliza Enio.

Leia mais Como acabar com o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes?

Congresso Náutica

Paralelamente ao Foz Internacional Boat Show acontece o 8º Congresso Internacional Náutica, o principal encontro sobre turismo náutico brasileiro. Esse evento técnico se concentrará na promoção e reconhecimento das potencialidades turísticas do Lago de Itaipu, localizado na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

O Congresso tem como objetivo a disseminação de boas práticas na gestão sustentável do turismo náutico e de pesca, a criação de redes de colaboração entre profissionais e empresas do setor, a discussão de desafios e soluções para a preservação e restauração ambiental da região, além de impulsionar o crescimento econômico local por meio do turismo.

Para a gerente de Divisão de Iniciativas de Turismo de Itaipu, Aline Teigão de Albuquerque, a ideia é consolidar a região lindeira ao Lago de Itaipu como um roteiro de turismo náutico de águas doces. Segundo Aline, a região tem muito potencial para isso e até conta com alguns destinos consolidados nesse segmento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias