Sexta, 21 de Junho de 2024
(45) 99849-1698
Geral Geral

Com redução do vertimento, Itaipu passa a operar vertedouro na calha de menor capacidade

Com redução do vertimento, Itaipu passa a operar vertedouro na calha de menor capacidade

10/11/2023 06h26 Atualizada há 7 meses
Por: Assessoria
Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

Segundo os técnicos da usina, a manobra se deve à redução do vertimento, que acompanha a tendência de redução da afluência à usina.

A calha do vertedouro que estava aberta desde a quarta-feira (1º de novembro) era a esquerda (considerando o sentido do fluxo do rio), que exige vertimento mínimo de 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s), para que possa ser formado um “salto” ao pé do vertedouro. Esse salto é essencial para a segurança da estrutura do próprio vertedouro.
Com a redução do volume de água vertida, foi necessário alterar a calha utilizada e abrir as comportas da calha direita, que exige um vertimento mínimo de 700 m³/s para formar o “salto”. Dessa forma, não há comprometimento das estruturas. Nessa sexta-feira, o vertimento deve ficar por volta de 1.000 m³/s, oscilando de acordo com as necessidades operativas. A previsão é de que o vertedouro permaneça aberto até este domingo.
Com três calhas (esquerda, central e direita) e 14 comportas, o vertedouro tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração e que não pode ser armazenada no reservatório da usina. A capacidade máxima de descarga do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Produção

Também nessa sexta-feira (10), às 13h13, a produção acumulada de Itaipu desde o início do ano superou toda a geração de 2022, que foi de 69,9 milhões de MWh.
E, nessa quinta-feira (9), a usina teve a maior geração diária no ano de 2023, de 277.586 MWh, energia suficiente para atender cerca de 165 mil residências por um ano.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias