Sexta, 21 de Junho de 2024
(45) 99849-1698
Geral Geral

Presidente Lula recebe ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair

Presidente Lula recebe ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair

28/09/2023 14h01 Atualizada há 9 meses
Por: Assessoria
Lula recebeu felicitações pela assunção, em dezembro próximo, da presidência do G20 e pela realização da próxima COP 30, em Belém (PA) - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula recebeu felicitações pela assunção, em dezembro próximo, da presidência do G20 e pela realização da próxima COP 30, em Belém (PA) - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na manhã desta terça-feira, 26 de setembro, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, no Palácio do Planalto. Na conversa, de cerca de uma hora, ambos trocaram impressões sobre o momento presente da geopolítica internacional, as perspectivas do mundo em desenvolvimento e as principais contribuições do Brasil para o aprimoramento da governança global.

"Estou muito satisfeito com sua volta à Presidência e com a volta do Brasil ao cenário global", ressaltou o político britânico, que também parabenizou a iniciativa lançada recentemente pelo presidente Lula e pelo presidente dos EUA, Joe Biden, pela promoção do trabalho decente.

Vamos fazer um G20 forte, dando centralidade ao tema da desigualdade. É preciso indignar as pessoas com a pobreza LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Presidente da República

O presidente Lula recebeu também felicitações pela assunção, em dezembro próximo, da presidência do G20 e pela realização da próxima COP 30, em Belém (Pará). Ambos concordaram que estas serão oportunidades privilegiadas para priorizar as agendas da sustentabilidade, da paz e do combate à pobreza, conferindo maior protagonismo aos temas de interesse do Sul Global. "Vamos fazer um G20 forte, dando centralidade ao tema da desigualdade. É preciso indignar as pessoas com a pobreza”, ressaltou o presidente Lula. Sobre o tema da sustentabilidade, destacou que "o Brasil tem todo potencial para se tornar uma grande potência das energias renováveis".

Blair destacou, nesse sentido, as possibilidades de contribuição do Brasil para o desenvolvimento do continente africano. Coincidiram que o Brasil pode ser um parceiro excepcional para a África em temas ligados à transição energética, infraestrutura e programas de combate à pobreza. "É preciso cuidar do problema da dívida dos países africanos, transformá-la em investimentos em infraestrutura, com apoio das instituições de governança financeira global", destacou o presidente brasileiro.

Ainda no terreno da sustentabilidade, ambos trocaram impressões a respeito da COP 28, em Dubai, e a realização da COP 30, em Belém. O presidente Lula apontou o trabalho de coordenação sendo construído com os países amazônicos e demais detentores de florestas tropicais no mundo. "O mundo sempre falou da Amazônia, chegou a hora de ouvir o que a Amazônia tem a dizer", comentou.

Veja também

https://www.fronteiralivre.com.br/em-curitiba-itaipu-reforca-apoio-as-apaes-e-a-outras-entidades-assistenciais/
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias