Sexta, 21 de Junho de 2024
(45) 99849-1698
Geral Geral

Presidente Santiago Peña dá posse à nova Diretoria Paraguaia da Itaipu

Presidente Santiago Peña dá posse à nova Diretoria Paraguaia da Itaipu

16/08/2023 23h55 Atualizada há 10 meses
Por: Assessoria
Crédito das fotos: Assessoria de Comunicação Margem Direita / Itaipu Binacional
Crédito das fotos: Assessoria de Comunicação Margem Direita / Itaipu Binacional

O engenheiro Justo Aricio Zacarías Irún foi designado diretor-geral paraguaio da Itaipu. Enio Verri participou da solenidade, em Assunção.

O presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, deu posse aos novos membros da Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, na manhã de terça-feira (16). O evento foi realizado na sede da empresa em Assunção e contou com a presença do diretor-geral brasileiro, Enio Verri.

O comando da Diretoria Geral Paraguaia ficou com o engenheiro Justo Aricio Zacarías Irún, substituto do embaixador Manuel María Cáceres. Engenheiro eletricista, formado na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (Brasil), com pós-graduação em Sistemas Elétricos, Zacarías trabalhou na Itaipu por 21 anos, ocupando diferentes cargos: assistente da Direção Técnica (1997-2002), diretor de Coordenação executivo (2002-2003) e diretor administrativo executivo (2003-2008).

A nomeação, feita por meio do Decreto Presidencial nº 9, de 15 de agosto de 2023, tem caráter interino e precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional paraguaio.

Durante a cerimônia, também tomaram posse os demais diretores paraguaios, recém-nomeados pelo Decreto Presidencial nº 11, publicado em 15 de agosto. São eles: Hugo Osvaldo Zárate Chávez (técnico), Rafael Demetrio Lara Valenzuela (financeiro), Iris Magnolia Mendoza Balmaceda (jurídica executiva), Julio Rodrigo Paredes Duarte (de Coordenação executivo) e Justino Oscar Abrahan Caballero (administrativo executivo).

Durante seu discurso, Peña disse que ter à frente da usina um representante do Departamento de Alto Paraná, onde fica a hidrelétrica, e que conhecesse a binacional por dentro, “era um anseio antigo”. “É muito gratificante que alguém da casa ocupe o cargo mais importante da Itaipu”, disse. “Espero que cada vez mais funcionários da Itaipu alcancem cargos de relevância. Peço a eles que ‘puxem o carro’ juntos, que cuidemos dessa instituição tão importante para nós.”

O presidente lembrou que o setor de energia corresponde a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraguai e, por isso, há grande expectativa sobre a gestão da binacional, “resultado de um sonho que os paraguaios e brasileiros tiveram, há 50 anos”. “Itaipu afeta todos os setores do Paraguai. Esta não é uma entidade comum e, se nos atrevermos a sonhar e compartilhar esse sonho com os irmãos brasileiros, podemos ser artífices de grande progresso. A Itaipu é una e indissociável, estamos juntos neste projeto", enfatizou.

Para Peña, Itaipu será importante para a transformação de toda a região, “não apenas o Estado do Paraná [no Brasil] e o Departamento de Alto Paraná [no Paraguai]”. Ele indicou que se sente muito esperançoso, pois há uma visão comum entre o Paraguai e o Brasil nesse sentido, assim como afirmou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

“As relações diplomáticas têm sido essenciais para o funcionamento da Itaipu ao longo dos seus 49 anos de existência. Estou confiante de que o diálogo e o relacionamento positivo persistirão com a nova Diretoria. Estamos construindo um excelente relacionamento em prol do benefício mútuo da empresa e dos dois países”, disse Enio Verri.

Grande responsabilidade

Zacarías Irún agradeceu Peña pela confiança depositada em seu nome e assegurou que se esforçará ao máximo para cumprir um bom trabalho, com a colaboração de “excelente equipe de diretores”.

Segundo o novo diretor-geral paraguaio, sua gestão terá três grandes objetivos: consolidar a Entidade como líder na geração de energia limpa e renovável; fortalecer de maneira eficiente e coordenada os investimentos sociais em prol do desenvolvimento do Paraguai; e colaborar com a renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, fornecendo todos os insumos necessários para o governo paraguaio.

Além da experiência na Itaipu, Zacarías Irún foi deputado nacional pelo Alto Paraná em dois mandatos e exerceu o cargo de governador do Departamento de Alto Paraná (2013-2018).

Veja também

https://www.fronteiralivre.com.br/movimenta-foz-levara-atividades-esportivas-para-comunidades-em-foz-do-iguacu/
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias